Translate

domingo, 7 de julho de 2013

Gravando PIC


Saudações a todos,

irei abordar nestas linhas, 2 procedimentos que podem ser adotados para gravar um microcontrolador da linha PIC da Microchip. Para os procedimentos, iremos utilizando os gravadores JDM e Multiprog. Ambos são gravadores bons e atendem a uma grande linha de micro controladores da linha PIC gravando desde os CI's de 8 a 40 pinos. O gravador JDM possui seus esquemas eletrônicos amplamente divulgado na internet. Não irei deter-me neste documento no detalhamento do processo de construção do gravador JDM visto que, sua construção é muito simples. Todavia, se alguém encontrar dificuldades com o projeto, poderá enviar sua dúvida por meio do blog.

 
Gravador JDM


Figura 1
Fonte: http://projetoseti.com.br/hardware/eletronica/gravador-de-microcontroladores-pic/
   Este gravador é relativamente simples, possui poucos componentes e pode ser montado em uma placa padrão sem a necessidade de confeccionar a placa. Toda via, se você optar por corroer uma placa, nas figuras 2 e 3, você poderá ver a serigrafia da placa, disposição dos componentes.
Serigrafia para placa do graavdor JDM
Figura 2: Serigrafia da placa.

Imagem com a posição dos componentes na placa.
Figura 3: Disposição dos componentes.


   A figura 4 mostrando a posição dos CI's e configuração das chaves. Este arquivo é bem explicativo. Por exemplo; para gravar um dos modelos de CI de 20 pinos tais como: 16F631, 16F639, 16F677, 16F685, 16F687, 16F689, 16F690, 16F785, o CI deve ficar no final do soquete ZIF (sentido oposto da alavanca do soquete) e com as duas chaves Switch voltadas para o o final do soquete, ou seja, sentido oposto ao da alavanca do soquete ZIF. Procurei destacar esta configuração na figura 5.


Imagem ilustrando a posição e configuração dos CI's para gravação.
Figura 4: Configuração da gravadora de acordo com o CI utilizado.
Imagem ilustrando a posição e configuração do gravador para CI's de 20 pinos.
Figura 5: Imagem ilustrando a posição e configuração do gravador para CI's de 20 pinos.
 

   As figuras 4 e 5 nos informam também os modelos de PIC nos quais esta configuração deverá ser utilizada. Este arquivo está denominado como  "POSIÇÕES DOS MICROCONTROLADORES.pdf" e encontra-se dentro da pasta cujo link você encontrará no final desta postagem. Basta seguir os esquemas para cada modelo de CI. Para estabelecer a comunicação entre o computador e o gravador, iremos precisar de um software. Este será responsável por enviar ao PIC por meio da porta serial o nosso arquivo hexa. Eu recomendo o IC-Prog. É um software que já vem com a biblioteca para comunicação com o gravador JDM. O software é muito intuitivo tornando-o de fácil configuração e utilização. A figura 6 ilustra a interface do IC-Prog.

Interface do IC-Prog
Figura 6: Interface do IC-Prog

     Para iniciarmos o processo de comunicação entre o software e o hardware, espete a gravadora na porta serial do seu computador e em seguida execute o IC-Prog. Normalmente ele encontrará o modelo do gravado mesmo que este esteja sem o CI. Caso ele não seja encontrado verifique: se a posição dos pinos está de acordo, se os componentes foram soldados corretamente, se não há trilhas rompidas ou em curto e etc. Se estiver tudo OK, com o programa aberto, abra o menu "Settings" e clique na opção "Hardware", ou pressione F3. Uma nova janela irá surgir, nesta janela você encontrará um item denominado como "Programmer" onde você irá escolher o modelo de gravador utilizado. Por default ele já vem com a opção de "JDM Programmer" selecionada. Logo abaixo desta opção encontra-se o item "Ports" que serve para selecionar a porta em que o dispositivo foi plugado. A figura 7 ilustra esta situação com destaque em vermelho o que foi mencionado. A opção de escolha da porta de comunicação apresentada na figura 7 está em branco pois executei um PrintScreen da janela do software em meu NOT e como este não possui porta serial, elas apareceram desabilitadas.

Figura 7: janela de configuração da porta e modela de gravador.

    Depois de estabelecida a comunicação entre o PC e o gravador é hora de selecionar o modelo do PIC a ser gravado. Na figura 8, destaquei a aba ode você deverá selecionar o modelo do CI a ser utilizado.

Interface do IC-Prog com destaque na aba de seleção do CI.
Figura 8: Interface do IC-Prog com destaque na aba de seleção do CI.
   Para certificar-se de que o gravador está funcionando corretamente e o software está se comunicando com o PIC, você pode clicar no botão ... continua!!!

Você pode baixar estes e outros arquivos do projeto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua postagem será avaliada pelos administradores do Blog com o intuito de assegurar que conteúdos ou palavras impróprias sejam utilizadas.

Obrigado pela compreensão.